História e Informação


Arapongas -Origem


O Papel das Arapongas no Ecossistema 

As Arapongas desempenham um papel importantíssimo na natureza. Cada pássaro necessita de uma vasta área para se alimentar. Assim como a maioria dos pássaros, a Araponga gosta de frutos. A diferença é que ela expele a semente inteira. Essa é uma característica que contribui muito para o reflorestamento. No entanto, com a escassez das florestas, a Araponga fica impedida de se alimentar e também de constribuir para a renovação das árvores.

Outro aspecto importante é o fato de as Arapongas habitarem, preferencialmente, regiões de pouca ou nenhuma poluição, o que também é cada vez mais raro. Aliás, o som estridente de uma martelada na bigorna, o canto da Araponga, é sinal de bom ambiente na mata.


O Desiquílibrio na População

A Araponga é um pássaro, como muitos outros, que corre o risco de extinção. Mas há uma diferença entre o processo de extinção da Araponga e o processo de extinção das demais espécies.

Essa Araponga branca que ilustra o blog é uma Araponga macho. As penas são brancas e o pescoço é esverdeado. O macho canta o dia inteiro para atrair a fêmea e, depois do acasalamento, ele volta a cantar no topo de uma árvore, que elegeu como próprio território. São estes os motivos que levam o macho ao cativeiro: a beleza e o canto.

Todo o corpo da fêmea é esverdeado, só que mais escuro e não muito bonito. Além disso, ela não canta.

Tem gente que nem sabe que há essa diferença entre eles e acha que tanto o macho quanto a fêmea são brancos. Na foto abaixo, um casal de Arapongas.

Aí é que mora o problema: os machos são capturados e as fêmeas ficam soltas. Como Arapongas não se reproduzem com muita facilidade e velocidade, ocorre um desequilíbrio na população de animais.



www.GarimpoX.com